Os benefícios das atitudes de dono

Entendemos que um condomínio (ou associação) é uma empresa que, assim como outras, tem características próprias.

 

São elas:

  • tem que dar lucro;

  • possui donos e / ou sócios;

  • precisa cumprir obrigações;

  • tem que honrar seus compromissos financeiros. 

Partindo das características mencionadas, é fundamental que os condomínios sejam tratados com profissionalismo e as melhores práticas utilizadas cotidianamente.

No entanto, um condomínio possui algumas especificidades que o diferenciam de uma empresa "normal".

São elas:

  • os donos dos imóveis e sócios do condomínio mudam muito mais do que a maior parte das empresas, já que as pessoas podem, a qualquer momento, escolher outro lugar para morar;

  • os moradores podem não ser donos do imóvel, ou seja, inquilinos, o que pode causar uma falta de identificação com o lugar, ou seja, menor preocupação com o condomínio a longo prazo;

  • o imóvel, no curto prazo, não é fonte de receita para o proprietário, como uma empresa bem-vegetal, e sim fonte de despesa. E esse custo pode subir ano a ano caso não seja bem administrado;

  • a maior parte dos proprietários se sente cliente do condomínio / síndico e não dona / sócia do condomínio. Essa percepção equivocada da situação coloca-os numa postura mais crítica e menos atuante na resolução dos problemas.

 

A TGI Administradora tem como foco estimular ações para a identificação de proprietários e proprietários com o residencial. A adoção de atitudes de dono, assim como em empresas com altos índices de engajamento, traz inúmeros aspectos positivos para o residencial. São eles: 

  • menor índice de inadimplência. Traz mais receita para o condomínio e menor necessidade de ações judiciais que causam desgaste na relação entre moradores e Corpo Diretivo. É mais dinheiro para investir no residencial;

  • maior zelo pelo residencial como um todo. Moradores e proprietários com atitudes de dono têm a maior preocupação com a limpeza, manutenção e estética. Moradores engajados são mais ativos para cobrar ações dos responsáveis e cuidar de forma efetiva do lugar onde mora;

  • maior mobilização política e voluntária para ações de melhoria residencial. Moradores com atitudes de dono tendem a colaborar com o Corpo Diretivo em comissões, ações de arrecadação de fundos para fins específicos, entre outras.

 

Mais do que incentivar atitudes de dono em relação ao residencial, entendemos que os cidadãos precisam se apropriar de seu bairro e de sua cidade. Nós, como cidadãos, precisamos cobrar nossos governantes para ações que melhorem nossa qualidade de vida, que pode ser aferida nos indicadores de saúde, educação e renda familiar.

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